EnglishPortugueseSpanish

Psicologia e Coaching: uma parceria de sucesso.

sa5df0sa5d0f5as0df
Muito se fala dessas duas áreas do conhecimento humano que vem se unindo para transformar vidas e permitir aos clientes atingir resultados extraordinários

Muito se fala dessas duas áreas do conhecimento humano que vem se unindo para transformar vidas e permitir aos clientes atingir resultados extraordinários. Uma das afirmações recorrentes é a de que “o Coaching veio para tirar o mercado dos Psicólogos”, mas a prática desmonta a tese.

O Psicólogo é um profissional capacitado para atender demandas que não são o foco do Coaching. Enquanto o Coach ajuda o cliente a definir e realizar tarefas que o levem ao cumprimento de metas (olhando sempre para o futuro), o Psicólogo faz parte da categoria de profissionais que se propõem a ajudar pessoas a resolver problemas presentes a partir da análise de situações já vividas (olhar sempre no passado). É impossível, portanto, um tirar o mercado do outro, já que trata-se de mercados diferentes.

Tanto o Coaching quanto a Psicologia trabalham com metodologias eficazes para identificar qualidades e pontos de melhoria do ser humano e, assim, contribuir com o seu processo evolutivo. Quando um profissional da Psicologia considera adicionar à sua formação as ferramentas e técnicas do Coaching, ele agrega valor não apenas à sua carreira, mas também ao desenvolvimento de seu paciente. Por outro lado é flagrante que o profissional de Coaching com algum conhecimento de Psicologia torna-se um agente mais preparado para promover transformação efetiva na vida de seus clientes.

Diferença entre Psicologia e Coaching

O profissional Coach realiza um trabalho muito diferente daquele desenvolvido pelo Psicólogo. O Coaching utiliza conhecimentos de diversas áreas, como administração, recursos humanos, gestão de pessoas e psicologia, entre outras. Psicologia não abrange essa diversidade, é, portanto, muito diferente.

Psicologia

É uma ciência que contempla a história do indivíduo, sua mente, eventuais desequilíbrios, transtornos e traumas. O Psicólogo orienta a pessoa para que ela se conheça melhor. Através da análise de comportamentos, pode sugerir formas de resolução de conflitos internos, promovendo mudança e crescimento.

A grande questão é que a Psicologia, conforme já mencionado acima, procura analisar o passado do ser humano para que o presente possa ser melhorado e o futuro, construído. O Psicólogo mantém o foco no bem-estar do paciente, enquanto todo o processo acontece. É um profissional que entende o que se passa na mente da pessoa e busca resgatá-la de um conflito para, assim, resolver seus problemas e questões existenciais. E também atende possíveis problemas de doença e prevenção da saúde. Percebe-se que nesse caso, o conhecimento do Psicólogo vem em primeiro lugar, a partir daí ele ouve, analisa e oferece auxilio para que o problema do paciente seja resolvido.

Coaching

O processo de Coaching permite ao ser humano construir a estrutura para que ele desenvolva suas habilidades, identifique suas qualidades e pontos de melhoria, reveja seus valores, enfrente seus desafios, e assim, saia do estado de letargia em que se encontra e consiga definir objetivos pessoais, profissionais e, mais do que isso, alcance resultados. Ou seja, tal metodologia não leva em consideração os traumas passados do cliente; tem como foco o seu futuro. É para lá que direciona ações. Para um processo de Coaching se estabelecer não é preciso que exista um problema a ser resolvido. Apenas o desejo de mudança e um objetivo a ser atingido são necessários para o processo acontecer.

O objetivo aqui não é o de avaliar ou interpretar comportamentos, nem o de aconselhar diretamente a pessoa e sim colocá-la em primeiro plano e fazer perguntas assertivas que levem à reflexão, pois dentro dela estão todas as respostas necessárias para a mudança.

Agora que você sabe a diferença entre as metodologias faça uma breve reflexão: com a concorrência acirrada do mercado e clientes que buscam profissionais cada vez mais capacitados, por que não unir os benefícios das duas metodologias e assim, tornar-se um profissional ainda mais completo e diferenciado para o seu mercado de atuação?

Vamos imaginar que uma pessoa com traumas em seu passado encontra-se sem orientação, cheia de medos e limitações que impossibilitam seu crescimento e já não sabe mais o propósito da sua vida. Para um Psicólogo as chances de encontrar as respostas necessárias para as aflições de seu cliente e ajuda-lo a retornar a um estado positivo são 90% maiores se este profissional tiver a formação Coach.

Ao perceberem que a junção dos dois métodos é uma excelente forma de agregar valor à carreira profissional, inúmeros psicólogos vêm buscando a formação de Coaching. Querem aliar ferramentas de outras áreas com o que aprenderam na graduação de Psicologia, visto que o complemento das duas vertentes resulta em novas oportunidades de atuação e diferenciais de qualidade.

O Psicólogo Coach pode atuar em clínicas de Psicologia, como Coach interno de organizações, trabalhando diretamente no desenvolvimento de colaboradores e líderes ou ainda, ser contratado por pessoas físicas, contribuindo com o desenvolvimento e evolução das mesmas.

Benefícios de ser um Psicólogo Coach

O profissional da Psicologia que busca complementar sua carreira com a formação de Coaching depara-se com uma excelente demanda de trabalho. As duas técnicas têm seus valores e eficiências que se adaptam de acordo com as necessidades de cada cliente. Saiba outros benefícios:

· Através das técnicas e ferramentas do Coaching, o profissional conseguirá acelerar o desenvolvimento e a evolução do cliente;

· Amplia a assertividade do psicólogo Coach quanto os problemas a serem tratados na vida do indivíduo;

· Será capaz de auxiliar a pessoa para que ela defina suas metas de acordo com seus valores, construindo assim, sua missão de vida;

· As habilidades da Psicologia, aliadas ao Coaching, permitirão que o cliente tenha consciência da própria vida;

· O profissional ajudará o paciente a encontrar quais crenças influenciam no seu estado atual e, assim, tentará conduzi-lo a uma nova visão;

· Despertará autoconhecimento no indivíduo, o que permite que ele seja capaz de e entender suas fragilidades e desenvolver suas habilidades e competências;

· Fornece diretrizes para que o profissional aprimore a comunicação e o relacionamento interpessoal do cliente;

· Permite que o controle emocional e o foco do paciente sejam trabalhados de forma assertiva;

· Dá subsídios para que a gestão de tempo do indivíduo possa ser desenvolvida;

· Possibilita que o planejamento estratégico e de carreira do cliente seja estipulado;

· Promove formas de intervenção capazes de provocar o bem-estar do cliente;

· O Psicólogo tem parâmetros para desenvolver suas próprias ferramentas e assim trabalhar de forma mais assertiva na necessidade do cliente

· O profissional construirá uma forma de atuação única, aliando as habilidades da Psicologia com as técnicas e ferramentas do Coaching.

Seja um Psicólogo Coach

Nota-se, então, que a Psicologia somada às contribuições da formação de Coaching, é capaz de agregar ainda mais valor à carreira de um Psicólogo, além de fornecer uma orientação ainda mais assertiva a seu cliente. Sendo assim, eu pergunto a você, profissional da Psicologia: por que não aproveitar essa excelente oportunidade de se fortalecer ainda mais na sua área de atuação?

Chegou a hora de unir todo o seu conhecimento teórico adquirido na graduação de Psicologia, às técnicas e ferramentas de eficiência comprovada do Coaching e tornar-se um profissional ainda mais completo, capaz de provocar a transformação necessária na vida dos seus clientes.

A formação como Professionaland Executive Business Coach SPEC, do Instituto Action Mind está entre os melhores e mais completos cursos de Coaching do Brasil. Tem como objetivo, auxiliar indivíduos a transpor obstáculos e limitações, proporcionar crescimento profissional e pessoal, propiciar embasamento teórico e ferramentas para desenvolver e potencializar pessoas, além de fornecer técnicas de Psicologia Positiva e Programação Neurolinguística para você aplicar nas suas sessões e transformar vidas através de sua vida.

O que você ainda está esperando para tornar-se o profissional mais completo do mercado?

Venha para o Instituto Action Mind!

Inscreva-se aqui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest