EnglishPortugueseSpanish

Planejamento Estratégico: aumente a performance de seu negócio

No primeiro trimestre do ano é comum que as empresas criem estratégias para melhorar a performance. O artigo de hoje irá abordar algumas técnicas de Inteligência Emocional para realizar um planejamento assertivo para que sua empresa alavanque seus resultados.
planejamento-estrategico

Traçar um bom planejamento é fundamental pra o sucesso de qualquer empresa

No primeiro trimestre do ano é comum que as empresas criem estratégias para melhorar a performance. O artigo de hoje irá abordar algumas técnicas de Inteligência Emocional para realizar um planejamento assertivo para que sua empresa alavanque seus resultados.

Mas antes, precisamos explicar resumidamente, o que é um Planejamento Estratégico.

Planejamento Estratégico é um conceito da administração de empresas cujo nome é autoexplicativo.

Planejar se refere ao ato de pensar em um futuro almejado e, além disso, elaborar um plano para que se chegue até esse cenário.

A palavra “estratégico” significa que esse planejamento deve ser feito com inteligência.

Usar a estratégia implica em identificar detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecer as possibilidades realistas, antecipar tendências, estudar a concorrência e muitas outras ações direcionadas aos objetivos do negócio.

Infelizmente, muitos empreendedores administram seu negócio sem nunca fazer um planejamento estratégico.
Talvez seja justamente por isso que suas empresas não crescem. Ficam estagnadas e, na pior das hipóteses, acabam perdendo o pouco de Inteligência Emocional que possui, levando ao fechamento de seu negócio depois de alguns anos.

Portanto, o Líder maior da empresa deve se lembrar do propósito que o fez abrir a empresa, da essência do negócio e dar os próximos passos.

Motivação é o primeiro passo

Motivação é importante para qualquer processo dentro de uma empresa. Quando se trata de planejamento, ela é fundamental. Como motivar uma equipe? A estratégia principal é: todo colaborador precisa estar consciente sobre sua importância dentro da organização.

É preciso que ele tenha clareza sobre suas atribuições e demandas. Esse entendimento é fundamental para que os colaboradores cumpram os prazos e sejam mais eficientes em suas funções.

A partir daí, define missão, visão, objetivos, metas e planos de ação que farão parte do planejamento estratégico.

Missão, visão, valores

Missão, visão e valores: estes três pontos são os alicerces de qualquer empresa. Sem eles, fica impossível traçar um planejamento assertivo e seguir as estratégias propostas. É fundamental que o planejamento esteja alinhado com a política da empresa e respeite as crenças da organização.

•Missão: é o propósito da organização;
•Visão: é composta pelos objetivos, onde a empresa quer chegar;
•Valores: são os princípios da empresa

Foque nos resultados

Focar nos resultados é ter visão de futuro! Para isso, é preciso uma dose extra de determinação e também persistência. A rotina da empresa deve estar voltada para os resultados.

Desenvolva a Inteligência Emocional dos seus colaboradores

Os departamentos de recursos humanos das empresas já perceberam a importância que tem a competência emocional. Os funcionários são contratados por conta de suas habilidades técnicas e demitidos pela inabilidade em lidar com alguns aspectos emocionais. Hoje, a Inteligência Emocional é considerada a competência do século e fundamental para qualquer organização.

Conheça o Método que é reconhecido em 127 países o Leader Coaching Performance – LCP, onde grandes líderes já nasceram e passaram por aqui, e você pode ser o próximo.
Permita-se!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest