EnglishPortugueseSpanish

O que é Programação Neurolinguística?

A Programação Neurolinguística — mais conhecida como PNL surgiu em meados da década de 1970, na Universidade da Santa Cruz, na Califórnia. Esta metodologia foi desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, que fizeram uma analogia entre o cérebro humano e um computador. É vista como um software para a mente, faz a ponte entre linguagem e comportamento.
pnl

“Programação Neurolinguística” é uma expressão um tanto obscura que na verdade compreende três ideias simples.

A parte “Neuro” da PNL reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. “Compreendemos” a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a ideias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte “Linguística” do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.

A “Programação” refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações à fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

Do livro: Introdução à Programação Neurolinguística

Afinal, o que é PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA?
Esta pergunta é simples e ao mesmo tempo complexa, pois cada um de nós pode possuir uma ideia ou um conceito diferente e a maioria deles pode ser útil em algum contexto.

Neste caso Richard Bandler pode ajudá-lo. Segundo Bandler PNL é:

“O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA.”

Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Bem, esta definição, enquanto precisa e técnica, pode ser um pouco complexa para algumas pessoas, portanto eis outra mais simplificada:

“PNL é o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação para atingirmos resultados desejados”.

Assim gostaria de enfatizar que uma das consequências da própria definição é que:

“A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos as pessoas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam estas informações para mudar.”

Richard Bandler

A Programação Neurolinguística, portanto, permite que as pessoas redefinam qualquer programação negativa que exista em sua mente e que é responsável por trazer pensamentos de medo e fracasso. As técnicas da PNL são muito eficientes na criação de pensamentos de sucesso, para alcançar resultados desejados, identificação de padrões de excelência e esclarecer o impacto da comunicação sobre os pensamentos e emoções.

Técnicas de Neurolinguística para o dia a dia

Ressignificação
A ressignificação consiste em atribuir um novo significado para memórias que causam dor, limitação ou qualquer sentimento negativo, passando a encará-las com equilíbrio emocional.

Alguns acontecimentos deixam marcas profundas na mente, especialmente por conta da interpretação que damos a eles. Sempre que lembramos desses fatos os mesmos sentimentos vêm à tona, podendo gerar um comportamento negativo e/ou diferente do desejado. Olhar para o fato sob uma outra perspectiva, portanto, pode mudar o que sentimos e como nos comportamos em relação a ele.

Uma das formas de ressignificar um acontecimento é identificar qual foi o aprendizado que ele trouxe para a sua vida. Outra opção é tentar identificar uma intenção positiva por trás da ação. Lembre-se: todo comportamento tem uma intenção positiva — se um professor lhe criticou, por exemplo, você pode entender isso como uma agressão ou como uma forma de lhe impulsionar a melhorar. Tudo é uma questão de mudar o significado atribuído.

Ancoragem
A ancoragem se baseia em criar um estado de excelência representado por uma palavra ou um gesto, que funciona como um atalho mental para acessar um estado de recursos.

É simples: quando você relembra uma situação na qual foi vitorioso, é natural que sinta a coragem, a confiança e a motivação que o levaram até lá. Quando você relembra uma situação na qual fracassou, por outro lado, provavelmente sentirá frustração, medo e arrependimento.

Para fazer a ancoragem, escolha uma situação de excelência que viveu, relembrando todos os detalhes — as decisões, as superações, os recursos utilizados e a realização. Sinta novamente a emoção da realização e, quando estiver vivenciando ao máximo esse momento, faça um gesto ou diga uma palavra que represente esse sentimento. Assim, você estará ancorando o estado positivo e, sempre que precisar dele, basta repetir a palavra ou o gesto escolhido.

Ponte ao futuro
A ponte ao futuro é uma técnica que se baseia na ideia de que, para alguma coisa acontecer fisicamente, ela precisa começar mentalmente.

Feche os olhos e imagine que você está exatamente onde deseja. Visualize todos os detalhes, percebendo onde está, como se comporta, como se sente e olhando para tudo que precisou fazer para chegar até ali. Viva ao máximo essa experiência e comece a criar a sua realidade.

Se você quer se aprofundar e explorar esse universo, chegando cada vez mais perto de sua excelência, conheça o Método DESPERTE-SE PARA AGIR – DPA, que utiliza muitas técnicas de Neurolinguística integradas à Inteligência Emocional. Seu lugar é aqui!

Acesse o DPA.

Você deseja reprogramar seus pensamentos negativos, de medo ou de fracasso que existem em sua mente? Então, agende um horário com nossa equipe para que você possa criar pensamentos positivos e alcançar resultados extraordinários.

Acesse aqui

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest