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Liderança Situacional: Entenda o que é e como aplicá-lal.

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Esse modelo consiste em moldar a liderança de acordo com o nível de maturidade dos colaboradores e as situações que se apresentam no dia a dia do negócio.

O líder situacional consegue ser flexível diante das adversidades.

Esse modelo consiste em moldar a liderança de acordo com o nível de maturidade dos colaboradores e as situações que se apresentam no dia a dia do negócio.

Ou seja: não são os colaboradores que se adequam ao estilo de liderança, e sim o líder que modifica à sua maneira de conduzir a equipe.

Mas para colocar a liderança situacional em prática, é preciso conhecer o perfil de cada colaborador para identificar em qual nível de maturidade eles se encontram.

Leia também O que é liderança organizacional

O que é Liderança Situacional

Liderança situacional é um modelo em que o líder molda o seu comportamento de acordo com as diferentes situações e demandas do negócio. Com esse perfil, o gestor consegue ajustar seu estilo de acordo com alguns aspectos:

• Maturidade dos colaboradores;
• Situação específica das demandas;
• Desempenho da equipe;
• Necessidades pontuais;

A liderança situacional possui uma relação direta com a motivação. Além de avaliar os funcionários de forma frequente e alterar sua maneira de liderar, esse tipo de gestão busca sempre modelos diferentes que se adaptem a situação encontrada.

Trata-se de um processo dinâmico que envolve todo o quadro de colaboradores e tem como base o fator humano – quando se valoriza as potencialidades individuais.

Quais são as principais habilidades de um líder situacional?

• Diagnosticar as necessidades específicas de cada situação
• Ter a capacidade para se adaptar e conseguir transitar por vários estilos
• Sabe escolher qual o melhor estilo de liderança para o momento
• Ter comunicação clara e harmoniosa
• Ter resiliência para atuar com situações desfavoráveis e crises

O papel da Inteligência Emocional no desenvolvimento da liderança

Direcionar colaboradores de maneira saudável, harmoniosa e que dê resultados é o grande desafio de cada gestor. Para ser um bom líder, é preciso agir com um certo distanciamento e, ao mesmo tempo, delegar e motivar sua equipe.

Um bom líder entende que não é necessário dominar seus funcionários e sim, inspirá-los e desenvolvê-los. A busca por líderes competentes é cada vez maior no mercado corporativo e as organizações já entenderam que, mais que competências técnicas, é preciso investir com força em Inteligência Emocional para conduzir equipes que gerem resultados. Por isso, desenvolver competências emocionais é cada vez mais urgente para que as empresas desenvolvam e aprimorem suas características competitivas.

Como o Coaching auxilia no desenvolvimento de lideranças?

Quer desenvolver ainda mais a liderança na empresa e se tornar uma fonte de inspiração para sua equipe?

O coaching é um processo que se dedica ao desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais. Assim, ajuda líderes e gestores que buscam desenvolver uma liderança aprimorada.

Nesse caso, o coaching potencializa as virtudes, corrige as vulnerabilidades e cria um plano de ação que tem como ponto de partida os objetivos estabelecidos.

Com o coaching, você desenvolve o autoconhecimento, que permite compreender seus próprios comportamentos e padrões de pensamento.
Você também compreende qual é o seu perfil de líder ao longo do processo.

Isso é essencial para conseguir, de fato, motivar a equipe, gerar feedbacks construtivos, ter um diálogo efetivo e incentivar a troca de ideias.

Outros benefícios do coaching para líderes são o gerenciamento do estresse e ansiedade, capacidade de diálogo, gestão de tempo, definição de prioridades e implementação de mudanças.

Se você ocupa um cargo de liderança e sente que precisa desenvolver suas habilidades comportamentais para conduzir sua equipe com mais equilibrio e sabedoria, conheça o Método Leader Coaching Performance – LCP, – um treinamento que  já elevou os resultados de grandes corporações.


Conheça a Método LCP

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