EnglishPortugueseSpanish

Eu estou plenamente Feliz?

540500040550050450505050504
O que seria a vida plenapra você?

O que seria a vida plena pra você?

O que precisaria acontecer para você alcançar tudo o que você deseja?

Que estratégias você pode usar para realizar tais ações?

Num primeiro momento pode parecer desafiador responder a essas questões, mas aos poucos os seus desejos tomam forma em sua mente.

Hoje vou explicar sobre uma técnica muito utilizada durante os processos de Coaching Pessoal e de Vida que, com certeza,vai te auxiliar nas estratégias que você precisa para alcançar o ápice de sua felicidade.

A felicidade plena depende de diversos fatores de nossa vida, como a maneira que nos enxergarmos, como são nossos relacionamentos, como lidamos com nossas carreiras, como nos portamos diante do mundo e a maneira que nos vemos nessas diversas esferas que compõe nossa existência.

Pensando nisso, os Hindus chegaram à conclusão de que era necessário ter um sistema de auto avaliação, onde pudessem avaliar cada parte importante de sua vida, para entenderem quais pontos estão satisfatórios e quais precisam de uma alavanca, e assim, criaram a Roda da Vida.

Este sistema é um círculo dividido em oito, dez ou doze partes, como um gráfico de pizza, onde cada fatia representa uma esfera da vida, nos permitindo encontrar um equilíbrio pessoal.

A ideia central é que as pessoas façam reflexões periódicas sobre a atenção dispensada a cada uma destas áreas e desenvolvam um plano de ação para melhorar o que não está satisfatório.

Cada esfera deve ser avaliada atribuindo-se uma pontuação de 0 a 10, que reflita a quantidade e a qualidade de satisfação que você tem naquela área, nos últimos 30 dias.

Segundo os hindus, as principais esferas da vida são: lazer, intelecto, saúde, vida financeira, amigos e família, trabalho, espiritualidade e amor.

Eu estou plenamente Feliz?

1- Lazer: é o tempo disponível para fazer aquilo que dá prazer.

Não entram neste item as atividades de trabalho ou de estudo, por mais que tragam satisfação.

Esta área refere-se a tudo aquilo que “recarrega as suas energias”, que relaxa, diverte e dá satisfação.

2- Intelecto: são as atividades realizadas para o desenvolvimento intelectual. São os cursos, leituras, estágios, enfim, atividades que propiciam enriquecimento com informações que contribuirão para o seu crescimento.

3- Saúde: os hindus consideram esta esfera como a mais importante, pois sem ela o restante não flui.

Deve-se avaliar como a saúde física está sendo cuidada.

É preciso fazer exames periódicos de rotina e, quando necessário, submeter-se aos tratamentos propostos.

Neste item existe também a preocupação com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos, e com a prática de exercícios físicos.

O controle da obesidade e do sobrepeso é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

4- Vida financeira: analisar se o rendimento financeiro é suficiente para suprir as necessidades de alimentação, vestuário, saúde e lazer, de forma satisfatória, ou se a vida financeira é motivo de estresse e preocupação a ponto de trazer desgaste emocional.

5- Amigos e família: avalie os seus relacionamentos observando se é possível contar com os parentes e amigos nos bons momentos,e também nas situações difíceis; se os encontros sociais são agradáveis e amistosos, sem grandes fontes de tensão; se os eventuais problemas são resolvidos com diálogo e boa vontade para”acertar as arestas”.

Deve-se destacar que este item não inclui o relacionamento com o marido, esposa ou o namorado (a).

6- Trabalho e carreira: verificar se a atividade profissional é interessante e traz satisfação, se o ambiente de trabalho permite crescimento, se possui desafios e oferece oportunidades de progresso na carreira.

7- Espiritualidade: Deve-se avaliar se há paz interior, coerência de valores e força interna para suportar as dificuldades sem se desequilibrar.

Este item pode ou não estar ligado à religiosidade, mas se sua religião exerce influência nesses aspectos, a espiritualidade terá relação com suas crenças.

8- Amor: considerar se o vínculo emocional estabelecido com o parceiro(a) é satisfatório. Se há respeito mútuo das diferenças e dificuldades individuais e coerência nos atos que impulsionam o casal a continuar unido; se as respostas para superar as dificuldades presentes na vida a dois reforçam os laços afetivos do casal.

Com o resultado final você saberá onde precisa dar um pouco mais de atenção e, consequentemente, se sentir realizado e satisfeito com a situação que se encontra.

Essa técnica também ajuda com que a pessoa avaliada possa fazer uma reflexão de que ponto de sua vida se encontra e para onde quer ir, quais são suas prioridades, principais interesses e que pontos importantes está anulando, impedindo assim seu crescimento pleno.

Para o sistema hindu, é necessário que cada esfera ou parte do gráfico tenha 60% de satisfação, caso contrário, se torna uma área que precisa urgentemente ser modificada.

Ao identificar qual área apresenta “gaps”, fica mais fácil de traçar um planejamento eficaz que ajudará a pessoa a trabalhar esse aspecto que está em falta, levando assim à uma vida mais prazerosa, produtiva e ao equilíbrio desejado.

A Roda da Vida pode mudar a sua forma de tomar decisões.

Vale a pena investir nesta descoberta pessoal.

Então mãos à obra!

Faça o download de sua avaliação aqui: Download da Roda da Vida em PDF

Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre a Roda da Vida.

Se este conteúdo te ajudou de forma positiva,curta e compartilhe em suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest