EnglishPortugueseSpanish

Dinâmicas de Grupos e Equipes: saiba como melhorar a produtividade de sua equipe.

,1201
Especialmente na área de Recursos Humanos, as dinâmicas são usadas em recrutamentos, seleções, treinamentos, processos de aprendizagem, troca de conhecimento e interação. Durante essas atividades, as competências mais observadas são a liderança, capacidade de trabalhar em equipe, foco em resultados, iniciativa, ética, resiliência, postura e personalidade.

Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para manter os colaboradores motivados e produtivos são as dinâmicas de grupo.

Especialmente na área de Recursos Humanos, as dinâmicas são usadas em recrutamentos, seleções, treinamentos, processos de aprendizagem, troca de conhecimento e interação. Durante essas atividades, as competências mais observadas são a liderança, capacidade de trabalhar em equipe, foco em resultados, iniciativa, ética, resiliência, postura e personalidade.

As dinâmicas de liderança e motivação de equipes conseguem sensibilizar o colaborador e alterar a forma como uma equipe lida com as questões relacionadas ao trabalho e à vida pessoal.

Veja a seguir algumas dinâmicas interessantes para realizar com sua equipe

Exemplos de dinâmicas de liderança e motivação.


Sociograma
Objetivo: descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, além de identificar pessoas nas quais o grupo confia.

Material: papel, lápis ou caneta.

Desenvolvimento: dê um pedaço de papel e uma caneta para cada participante e oriente-os a responder as seguintes questões:

1- Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que passar muito tempo nela, quem você levaria do grupo?
2- Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher os participantes dela, quem você escolheria?
3- Se você fosse sorteado para fazer uma grande viagem e só pudesse levar três pessoas do grupo, quem você levaria?

Os participantes da dinâmica devem ser orientados a responder cada pergunta em, no máximo, 60 segundos (cronometrados por você ou outro coordenador da dinâmica).

Com os resultados, é possível interpretar as relações interpessoais dentro da empresa, de forma a criar melhores estratégias de relacionamento.

O que você parece para mim
Objetivo: integrar o grupo, melhorando sua socialização, identificando falhas e exaltando qualidades.

Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.

Desenvolvimento: com a fita crepe, cole um cartão nas costas de cada participante e entregue a ele uma caneta. Em seguida, oriente todos a escrever algo específico sobre a pessoa. Escolha um assunto como uma qualidade da pessoa ou um defeito que deve ser melhorado.

Dinâmica Desatando Nó
Objetivo: mostrar a importância do trabalho em equipe e integrar o grupo.

Desenvolvimento: peça para que todos os participantes deem as mãos e formem um círculo, memorizando quem está à sua direita e à esquerda.

Em seguida, oriente todos a soltar as mãos, fechar os olhos e caminhar pela sala. Após alguns segundos, faça todos pararem onde estão, e peça para que abram os olhos e localizem as pessoas que estavam ao seu lado. Sem sair do lugar, os participantes devem tentar dar as mãos novamente.

O resultado será um verdadeiro nó humano, que deve ser desfeito sem que o grupo solte das mãos. É permitido que o mediador interfira um número limitado de vezes e com o consenso do grupo.

A ideia passada pela atividade é de que todos os problemas vivenciados no ambiente de trabalho devem ser resolvidos com a cooperação de todos, que devem estar sempre unidos na busca por soluções criativas.

Durante o processo, alguns líderes vão se sobressair naturalmente, tentando organizar o conjunto para que todos ajam de forma coesa em prol do objetivo final.

Gravuras
Objetivo: criação de afinidades entre os integrantes do grupo, além de respeito e solidariedade.

Material: revistas, tesoura, sulfite e cola.

Desenvolvimento: disponibilize algumas revistas ao grupo e peça para que cada um recorte três gravuras, representando o passado, o presente e o futuro.

Em seguida, diga para cada pessoa se apresentar resumidamente, falando um pouco sobre o seu passado, presente e futuro, relacionando as figuras escolhidas com o que é dito e explicando suas escolhas.

Isso fará com que todos se conheçam melhor e tenham a oportunidade de mostrar um pouco de si. É incrível o que acontece depois.

Se você quer desenvolver uma equipe de sucesso, mantendo seus colaboradores motivados e produtivos, conheça o Método Desperte-se para Agir – DPA e invista na Inteligência Emocional de sua equipe. Centenas de líderes testaram e aprovaram, conheça mais no nosso site!

CONHEÇA MAIS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest