EnglishPortugueseSpanish

Como reduzir os índices de turnover da sua empresa.

50d5s0d5f0sadf
Prestar atenção nas competências emocionais dos colaboradores é uma das formas de diminuir a rotatividade na empresa. A rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, ou turnover, é a mudança no quadro de funcionários que compõem uma organização. Seja de forma voluntária, quando o funcionário escolhe se desligar, ou quando a decisão não parte do colaborador e sim dos seus superiores, turnover sempre demandará recursos e quando a rotatividade é muito alta, acaba prejudicando o desempenho da empresa.

Pessoas transformam empresas.

É por isso que o Instituto Action Mind tem ferramentas que encontram o colaborador certo e criam um processo seletivo mais ágil. Tudo com custo menor e menos erros.

Prestar atenção nas competências emocionais dos colaboradores é uma das formas de diminuir a rotatividade na empresa.

A rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, ou turnover, é a mudança no quadro de funcionários que compõem uma organização. Seja de forma voluntária, quando o funcionário escolhe se desligar, ou quando a decisão não parte do colaborador e sim dos seus superiores, turnover sempre demandará recursos e quando a rotatividade é muito alta, acaba prejudicando o desempenho da empresa.

Existem diversos motivos que contribuem para o turnover, como: salários baixos, más condições de trabalho e, muitas vezes, a própria insatisfação do funcionário.

Mas afinal? Como é possível reduzir a taxa de turnover?

Prestar atenção nas competências emocionais dos colaboradores.

Uma pesquisa publicada pela revista Exame, em junho de 2017, apontou que 54% dos profissionais de RH do país atribuem a mesma importância para características técnicas e intelectuais na hora de selecionar funcionários.

Algumas sugestões técnicas, básicas e fundamentais para evitar o turnover:

  • Contrate as pessoas certas desde o início
  • Demita colaboradores que não se encaixam
  • Ofereça flexibilidade
  • Implemente de forma correta as bonificações e compensações
  • Entenda a insatisfação dos colaboradores

OBS: algumas pesquisas dizem que os colaboradores se demitem dos chefes, e não das empresas. Pensando de forma lógica, caso esse problema se torne corriqueiro, deve-se cogitar mudar esse chefe de departamento ou até mesmo demiti-lo.

  • Demonstre e cultive o respeito mútuo
  • Ofereça um plano de carreira

O estudo elaborado pela equipe da plataforma de recrutamento d´ hire – com 300 profissionais da área de recursos humanos-, mostrou que 41,2% consideram o comportamento ainda mais importante do que a técnica. A pesquisa diz ainda que o aspecto mais valorizado é a Inteligência Emocional, que aparece em primeiro lugar, com 75,70% dos recrutadores.

A Importância da Inteligência Emocional nas empresas

É crescente a valorização da IE no ambiente corporativo e, mais do que nunca, headhunters buscam nos processos seletivos colaboradores dotados de competências emocionais. Com um ritmo impetuoso nos processos organizacionais e as mudanças que ocorrem de forma muito rápida, é fundamental, para acompanhar este compasso, optar por profissionais dinâmicos, flexíveis, capazes de se automotivar e manter o foco.

No atual cenário, o papel das organizações também é digno de destaque. Não somente os colaboradores precisam ser flexíveis, as empresas e diretores também devem estar atentos para manter o ambiente corporativo propício, dando espaço ao profissional, empoderando equipes e desenvolvendo fatores motivacionais que demonstram a preocupação da empresa em relação ao bem-estar dos seus funcionários.

Os principais benefícios em investir em competências emocionais no ambiente corporativo

  • Fomentar o desenvolvimento do colaborador para alcançar sua máxima performance;
  • Ampliar a capacidade de autogestão;
  • Possibilitar um direcionamento coerente e assertivo;
  • Desenvolver a capacidade para alinhar escolhas cotidianas com valores e propósito;
  • Detectar perfis de Inteligência Emocional e aptidões;
  • Definição de metas, objetivos e plano de ação;

A Inteligência Emocional é um fator de suma importância nas organizações contemporâneas e, quando implementada com assertividade, é a base para o sucesso financeiro e profissional das organizações. Conheça o Método Self, Professional Coaching – SPC e acelere seus resultados empresariais, profissionais e pessoais.

Saiba mais sobre o SPC

Temos as melhores ferramentas para recrutamento e seleção de sua empresa.

Entre em contato com nossa equipe aqui

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest