EnglishPortugueseSpanish

Autoritário ou Democrático? Conheça os 5 tipos de liderança

5405405050
Ocupar um cargo de gestão exige diversas competências como saber delegar tarefas, orientar processos organizacionais, motivar, elogiar, punir e direcionar o grupo para metas específicas.

Liderar é uma tarefa que requer disciplina e aprimoramento constante

Ocupar um cargo de gestão exige diversas competências como saber delegar tarefas, orientar processos organizacionais, motivar, elogiar, punir e direcionar o grupo para metas específicas. Porém, não existe um único tipo de liderança, a maneira de conduzir a equipe é determinada pelas características e personalidade de cada líder.

Confira os principais tipos de liderança:

Autoritário

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Esse tipo de liderança funciona bem em uma equipe imatura, porém, a médio prazo, pode acarretar uma rotatividade de colaboradores, o que não é financeiramente interessante para nenhum negócio. Esse tipo de liderança perde cada vez mais espaço no ambiente corporativo já que é pouco funcional e não acompanha as tendências do mercado. Esses líderes costumam tomar decisões sem pedir a opinião dos colaboradores, intimidam os funcionários e tem dificuldade em avaliar a equipe de uma maneira sistêmica.

Liberal

O líder liberal dá aos membros da sua equipe mais espaço, criando um ambiente organizacional que permite que os colaboradores sintam-se à vontade para criar e desenvolver ideias. Os funcionários se encarregam de gerenciar suas tarefas e resultados, o que pode gerar mais motivação e autonomia. Porém, é preciso tomar cuidado para que a equipe não fique sem condução, se acomode e deixe de gerar os resultados esperados pela empresa. Esse estilo de liderança é muito satisfatório quando se trata de uma equipe madura e que está afinada com todas as demandas organizacionais.

Visionário

Tem o dom de antecipar tendências de mercado e uma disposição maior para se arriscar. O líder visionário costuma reconhecer os diferentes perfis de colaboradores e acredita que a diversidade é fundamental para contribuir com os resultados.

Democrático

O líder democrático faz questão de envolver toda equipe nas tomadas de decisão. Esse tipo de líder faz com que os profissionais se sintam parte, o que gera mais motivação e aumento de performance.

Situacional

Tem muita habilidade para se adequar ao momento específico que a empresa está passando. Possui um certo distanciamento e, dentro dessa dinâmica, consegue determinar a postura mais adequada para diferentes situações. Com essa característica adaptativa, o líder situacional consegue delegar, motivar, cobrar e direcionar sua equipe e assim contornar problemas e adversidades, gerando resultados.

Descubra abaixo qual é seu perfil de liderança e agende uma consulta para conhecer melhor sobre você!

Faça seu teste aqui

A Importância da Inteligência Emocional para liderar de maneira assertiva seja qual for seu estilo de liderança, para direcionar pessoas de forma saudável e assertiva, é importante entender que liderar não é dominar, mas sim desenvolver pessoas. Um bom líder sabe definir a realidade organizacional, acompanha de perto – porém dá espaço para que seu colaborador possa inovar —, sabe delegar, reconhecer os acertos e se relaciona com todos os elementos que lidera de forma neutra.

A busca por líderes qualificados é cada vez maior, já que conduzir é uma tarefa que requer disciplina e aprimoramento constante. No atual contexto, é fundamental investir em formas mais humanas e eficientes para conduzir uma equipe que gere resultados para organização. Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para liderar uma equipe de maneira mais assertiva e harmoniosa.

Se você ocupa um cargo de liderança e sente que precisa desenvolver suas habilidades comportamentais para conduzir sua família equipe ou até mesmo sua própria vida com mais equilíbrio e sabedoria, conheça o Treinamento Legacy – Liderando com Inovação e Inteligência Emocional, – um treinamento que  já elevou os resultados de grandes empresários e corporações.

CLIQUE E SAIBA MAIS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest