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Alimentação Saudável: equilibrando as emoções para emagrecer em 2020

As festas de fim de ano são uma tentação para quem quer emagrecer

As festas de fim de ano são uma tentação para quem quer emagrecer
Já reparou que no mês de janeiro tá todo mundo de dieta? Depois de toda a comilança do natal, ano novo e todas as festas de confraternização, é muito comum ganhar alguns quilinhos durante essa época! Caso você queira emagrecer em 2020, confira as dicas deste artigo e utilize a Inteligência Emocional para ter uma alimentação mais saudável.

Se você deu aquela exagerada durante as festividades no final de ano, e está com aquela sensação de peso na consciência, tenha calma! Você tem 12 meses para finalmente tirar da gaveta aquele plano de emagrecer.

O primeiro passo é definir metas realistas / alcançáveis e controlar a ansiedade, já que os resultados não aparecem de uma hora para outra. Entender que trata-se de um processo é fundamental para manter a motivação e não desistir de uma dieta mais balanceada e saudável.

Adote um plano realista! Saiba, por exemplo, que perder entre meio quilo e um quilo por semana é algo totalmente realizável. Não queira acelerar o processo, esse comportamento acaba gerando ainda mais ansiedade, o que acaba atrapalhando a queima dos quilinhos.

A comida é uma forma de extravasar as emoções: culpa, carência, tristeza, raiva e ansiedade e, até mesmo a alegria. Essas emoções provocam diferentes reações em cada pessoa, podendo variar entre: crises nervosas, chorar compulsivamente, sentir raiva, ter tendência à autodestruição, sentir euforia e, também, comer de maneira compulsiva.

Quando não temos consciência de como as emoções agem em nossas vidas e quais são as reações e padrões que as sustentam, criamos formas inconscientes para extravasá-las.

A fome emocional é um exemplo de como o corpo tenta extravasar algum desequilíbrio. Neste caso, a pessoa desconta suas emoções na comida e encontra nela uma válvula de escape.

O prazer de comer é uma das melhores sensações que o organismo produz, seja para aliviar uma dor, seja para comemorar uma alegria. A comida supre um vazio emocional que todo ser humano carrega: de maneira inconsciente, as pessoas associam a comida ao amor. Isso porque, desde o útero materno e durante os primeiros anos de nossas vidas, somos alimentados por nossas mães e com isso, nos sentimos protegidos e seguros.

Quais são os sinais que você pode estar descontando as emoções na comida?

  • Comer mesmo quando não está com fome
  • Descontar as situações de estresse na comida
  • Comer para se sentir emocionalmente satisfeito
  • Usar a comida como recompensa

Inteligência Emocional: uma grande aliada para emagrecer

A Inteligência Emocional é essencial para manter o foco na dieta. O primeiro passo é identificar as armadilhas que boicotam seu processo de emagrecimento. Faça uma lista com todos os hábitos que estão impedindo que você elimine peso e identifique as emoções que despertam o desejo de comer.

Após ter consciência dos seus gatilhos e de como funciona sua relação com a comida, é hora de comprometer-se com seu objetivo!

Nesta fase, coloque no papel o peso que você deseja alcançar, determine qual será o prazo necessário e quais as estratégias que você irá utilizar para chegar no seu peso ideal.

O processo de emagrecimento leva tempo e, mesmo quando a meta é alcançada, é preciso estar sempre atento com a manutenção dos resultados. Para alcançar o sucesso, mentalize diariamente como você irá se sentir quando atingir sua meta e comprometa-se a dedicar um tempo visualizando você dessa forma.

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